Historial

O Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional surgiu da necessidade de os trabalhadores da empresa criarem um espaço,  uma estrutura, onde se pudessem  reunir com  os seus familiares  e amigos,  para de uma forma saudável ocuparemos seus tempos livres.

A  própria   Administração   da   Empresa   sentiu   necessidade   de   proporcionar  aos seus trabalhadores um espaço com condições para que pudessem conviver depois de uma  jornada de trabalho,  como se pode  verificar  pela publicação de Despacho 49/60, onde constava:

(...) O problema  da  constituição do  ' Clube Siderurgia Nacional '  deve  ser   encarado  no plano inerente à projecção e às responsabilidades  da  Empresa, e  com a  necessária urgência,   a fim de acompanhar os naturais anseios de ordem associativa do pessoal da Empresa (...).

Foi   então   nomeada  uma   comissão  para   estudar  e  preparar  os  Estatutos  e  dar forma material à criação do Clube.

O C.P.S.N.  nasceu  e  cresceu  com  o aço Português, e desde o inicio,  que  o seu objectivo era fomentar a cultura, o desporto, o lazer e bem estar aos seus associados.
Constituído  o clube, tornava-se  necessário  um  meio  através  do qual  fosse  possível fazer chegar a informação dos  eventos  realizados  pelo Clube a todas os associados. Esse veículo não demoraria a aparecer e deu pelo nome de "Convívio" (boletim informativo).
Através do Convívio foi possível fazer chegar aos associados informação sobre assuntos tão diversos como desporto, filatelia, passatempos,  biblioteca,  eventos culturais e temas livres ligados à literatura, ciência e tecnologia.

Datas mais significativas na vida do Clube:

10 de Agosto de 1960

Despacho 49/60 da Administração da Siderurgia Nacional

22 de Fevereiro de 1961

Aprovação dos estatutos do Clube pela F.N.A.T. (actual INATEL)

25 de Novembro de 1961

Eleição da 1ª Direcção do Clube